top of page
sociedade-americana-reposicao-hormonal-com-testosterona.jpg

Reposição de Testosterona

Testosterona é o principal hormônio sexual masculino. É responsável por regular a fertilidade, a massa muscular, a distribuição de gordura e a produção de glóbulos vermelhos.

Muitos homens com níveis baixos de testosterona relatam uma melhora na disposição, desejo sexual e humor após terapia de reposição. Se a testosterona estiver baixa, por que não a repor?

Calma lá. Níveis baixos de testosterona por si só não precisam de tratamento. A terapia de reposição de testosterona pode ter efeitos colaterais, e somente homens com sintomas de baixa testosterona e exames laboratoriais confirmando isso como a causa dos sintomas devem considerar a reposição deste hormônio. Conversar com seu médico é a única maneira de saber se a terapia de reposição de testosterona é indicada para você.

Sintomas de baixa testosterona

Os sintomas da baixa testosterona às vezes são óbvios, mas também podem ser sutis. Os níveis de testosterona diminuem naturalmente nos homens à medida que envelhecem ao longo das décadas. Mas certas condições também podem levar a um nível anormalmente baixo. Os sintomas de baixa testosterona incluem:

  • Baixo desejo sexual (libido)

  • Disfunção erétil

  • Fadiga e baixo nível de energia

  • Redução da massa muscular

  • Ganho de peso

  • Redução do volume do sêmen

  • Perda de cabelo corporal e facial

  • Dificuldade de concentração

  • Depressão

  • Irritabilidade

Se os homens apresentarem sintomas de testosterona baixa e os exames confirmarem níveis reduzidos, pode ser necessário fazer uma terapia de reposição hormonal. Para milhões de homens com níveis baixos de testosterona mas sem sintomas, nenhum tratamento é recomendado atualmente.

Formas de Reposição de Testosterona

A terapia de reposição de testosterona pode ser feita de várias formas. Todas elas podem melhorar os níveis de testosterona:

Gel: Um gel de testosterona é aplicado na pele para ela ser absorvida. A aplicação deve ser feita diariamente, geralmente na região dos braços, ombros ou abdômen.

Injeções: a testosterona também pode ser injetada por via intramuscular, podendo ser usada formas de curta duração (aplicação a cada 2 ou 3 semanas), ou formas de longa duração (aplicação a cada 3 meses).

Implantes sub-dérmicos: é a forma de mais longa duração, durando de 6 a 9 meses, porém com maior custo. Implanta-se um pellet contendo testosterona, a qual é liberada lentamente na corrente sanguínea.

Benefícios da terapia com testosterona

O que você pode esperar da terapia de reposição com testosterona? É impossível prever, porque cada organismo é diferente. Muitos homens relatam melhora na disposição, desejo sexual e qualidade das ereções. A testosterona também aumenta a densidade mineral óssea, a massa muscular e a sensibilidade à insulina em alguns pacientes.

Os homens também costumam relatar uma melhora no humor com a reposição de testosterona. Estes efeitos podem ser discretos ou significativos, variando de pessoa para pessoa.

Reposição de testosterona vs. esteroides anabolizantes

Repor de testosterona não é o mesmo que tomar anabolizantes, como atletas que fazem dopping? É verdade que os esteroides anabolizantes usados por alguns fisiculturistas e atletas contêm testosterona natural ou sintética.

A diferença é que as doses usadas na reposição de testosterona somente atingem níveis fisiológicos (naturais) do hormônio no sangue. As formas de testosterona que alguns atletas usam ilegalmente estão em doses muito mais altas e frequentemente combinadas com outras substâncias que aumentam o efeito anabólico de ganho de massa muscular.

Converse com seu médico antes de tomar quaisquer suplementos ou medicamentos que contenham testosterona. Um urologista com experiência no assunto poderá avaliar se você tem indicação de repor testosterona, e, se for o caso, orientá-lo como fazer de forma segura.

Após iniciada a terapia, é importante ser monitorado pelo seu médico para observar quaisquer sintomas indesejados ou efeitos colaterais que possam ocorrer durante o tratamento.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e nos mande sua pergunta!

bottom of page