top of page
biology-professional-health-instruments-doctor-medical-753298-pxhere.com.jpg

Cirurgia à Laser para Cálculos Renais

Sobre:

Há situações em que os cálculos renais devem ser tratados cirurgicamente. O tratamento cirúrgico deve ser realizado para remover a pedra do rim ou do ureter se:

  • O cálculo é muito grande para sair sozinho;

  • A dor é muito forte para aguardar a eliminação espontânea do cálculo;

  • A pedra está causando danos ao rim.

Atualmente dispomos de tecnologias minimamente invasivas para a remoção dos cálculos renais, fazendo a quebra dos cálculos com fibra laser, em uma cirurgia sem cortes. Esta tecnologia permite a retirada completa dos cálculos na maioria das vezes, permitindo que o paciente possa ter alta hospitalar no mesmo dia do procedimento.

Uma das técnicas para a retirada de cálculos no rim e no ureter se chama Ureteroscopia.

A Ureteroscopia envolve a passagem de um telescópio muito pequeno, chamado ureteroscópio, pela bexiga, pelo ureter e até o rim. Os telescópios rígidos são usados para cálculos na parte inferior do ureter perto da bexiga, e os telescópios flexíveis são usados para tratar pedras na parte superior do ureter e nos rins.

O ureteroscópio permite que o urologista veja o cálculo sem fazer uma incisão (cortes). A anestesia geral mantém você à vontade durante o procedimento. Assim que o urologista vê o cálculo com o ureteroscópio, um pequeno dispositivo em forma de cesta pega os cálculos menores e os remove. Se uma pedra for muito grande para ser removida inteira, ela pode ser quebrada em pedaços menores com um laser ou outra ferramenta para quebrar pedras.

Depois que o cálculo for removido inteiro ou em pedaços, o médico pode colocar um Duplo J no ureter, que é um stent temporário. O Duplo J é um tubo de plástico minúsculo e firme que ajuda a manter o ureter aberto para que a urina possa ser drenada do rim para a bexiga. Ao contrário de uma sonda vesical, esse tubo fica dentro do corpo e não precisa de bolsa para coletar a urina.

Você pode ir para casa no mesmo dia da ureteroscopia, e pode recomeçar suas atividades normais em dois a três dias. Se o seu urologista colocar um Duplo J, ele o removerá após 4 a 10 dias em média. É muito importante que o stent seja removido quando o seu médico lhe disser, pois deixá-lo por muito tempo pode lhe causar problemas.

bottom of page