Minha história
Cálculo Renal
Causas
As pedras nos rins geralmente não têm uma causa única e definida, embora vários fatores possam aumentar o risco.
Os cálculos renais se formam quando a urina contém mais substâncias formadoras de cristais – como cálcio, oxalato e ácido úrico – do que a urina pode diluir. Ao mesmo tempo, pode haver falta de substâncias na urina que impeçam os cristais de se unirem, criando um ambiente ideal para a formação de cálculos renais.
O que é?
As pedras nos rins (também chamadas de cálculos renais, nefrolitíase ou urolitíase) são formadas por depósitos de minerais e sais que se acumulam no interior da via urinária.
Dieta, excesso de peso corporal, algumas doenças e certos suplementos e medicamentos estão entre as várias causas de pedras nos rins. As pedras podem afetar qualquer parte do trato urinário – dos rins à bexiga. Frequentemente, os cálculos se formam quando a urina se concentra, permitindo que os minerais se cristalizem e se agrupem.
A passagem dos cálculos pode ser muito dolorosa, mas as pedras geralmente não causam danos permanentes se forem diagnosticadas em tempo hábil. Dependendo da sua situação, você pode precisar apenas de analgésicos orais e beber muita água para eliminar um cálculo. Em outros casos, por exemplo, se os cálculos impactam no trato urinário, ou se estão associados a uma infecção, o tratamento cirúrgico pode ser necessário.
O cálculo renal geralmente não causa sintomas até que se desloque pelos rins ou passe para os ureteres – os tubos que conectam os rins e a bexiga. Se ficar alojado nos ureteres, pode bloquear o fluxo de urina e causar dilatação renal e espasmo no ureter, o que pode ser muito doloroso. Nesse ponto, você poderá ter os seguintes sintomas:
-
Dor forte e aguda na lateral e nas costas, abaixo das costelas;
-
Dor que se irradia para a parte inferior do abdômen e virilha;
-
Picos de dor que flutuam em intensidade;
-
Dor ou queimação ao urinar.
Outros sinais e sintomas podem incluir:
-
Urina rosa, vermelha ou marrom;
-
Urina turva ou com cheiro ruim;
-
Uma necessidade persistente de urinar, urinar com mais frequência do que o normal ou urinar em pequenas quantidades;
-
Náusea e vômito;
-
Febre e calafrios se houver infecção;
-
A dor causada por uma pedra nos rins pode mudar – por exemplo, mudando para um local diferente ou aumentando de intensidade – conforme a pedra se move pelo trato urinário.
Fatores de risco
Os fatores que aumentam o risco de desenvolver cálculos renais incluem:
História pessoal ou familiar. Se alguém de sua família já teve pedras nos rins, é mais provável que você as desenvolva também. Se você já teve uma ou mais pedras, o risco de desenvolver outra é maior.
Desidratação. Beber pouca água todos os dias pode aumentar o risco de cálculos renais. Pessoas que vivem em climas quentes e secos e aquelas que suam muito podem estar em maior risco do que outras.
Certas dietas. Fazer uma dieta rica em proteínas, sódio (sal) e açúcar pode aumentar o risco de alguns tipos de pedras nos rins. Isso ocorre principalmente com uma dieta rica em sódio. Muito sal em sua dieta aumenta a quantidade de cálcio que seus rins devem filtrar e aumenta significativamente o risco desenvolver cálculos.
Obesidade. Alto índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal elevada e ganho de peso têm sido associados a um risco aumentado de pedras nos rins.
Doenças digestivas e cirurgia. Cirurgia bariátrica, doença inflamatória intestinal ou diarreia crônica podem causar alterações no processo digestivo que afetam a absorção de cálcio e água, aumentando a quantidade de substâncias formadoras de cálculos na urina.
Outras condições médicas, como acidose tubular renal, cistinúria, hiperparatireoidismo e infecções repetidas do trato urinário, também podem aumentar o risco de pedras nos rins.
Certos suplementos e medicamentos, como vitamina C, suplementos dietéticos, laxantes (quando usados em excesso), antiácidos à base de cálcio e certos medicamentos usados para tratar enxaquecas ou depressão, podem aumentar o risco de pedras nos rins.