Disfunção Erétil
O que é?
A disfunção erétil (impotência sexual) é a incapacidade de obter e manter uma ereção firme o suficiente para a atividade sexual.
Ter problemas de ereção de vez em quando não é necessariamente um motivo de preocupação. Porém, se a disfunção erétil for um problema constante, ela pode causar estresse, afetar sua autoconfiança e contribuir para problemas no seu relacionamento. Dificuldade para obter ou manter uma ereção também pode ser um sinal de algum outro problema de saúde ainda não diagnosticado, sendo um fator de risco para doenças cardíacas.
Se você está preocupado com a disfunção erétil, converse com seu médico – mesmo que esteja envergonhado. Às vezes, o tratamento de uma condição subjacente é suficiente para reverter a disfunção. Em outros casos, podem ser necessários medicamentos ou outros tratamentos diretos.
Sintomas
Os sintomas de disfunção erétil podem incluir:
-
Problemas para obter uma ereção;
-
Problemas para manter uma ereção;
-
Desejo sexual reduzido.
Quando procurar um médico?
Consulte seu urologista se:
-
Você está preocupado com suas ereções ou está tendo outros problemas sexuais, como ejaculação precoce ou retardada;
-
Você tem diabetes, doença cardíaca ou outro problema de saúde conhecido que pode estar relacionado à disfunção erétil;
-
Você tem outros sintomas junto com a disfunção erétil.
A impotência sexual pode resultar de problemas de saúde, emocionais ou de ambos. Alguns fatores de risco conhecidos são:
-
Ter mais de 50 anos;
-
Açúcar elevado no sangue (diabetes);
-
Pressão alta;
-
Doenças cardiovasculares;
-
Colesterol elevado;
-
Tabagismo;
-
Uso de drogas ou alcoolismo;
-
Obesidade;
-
Não praticar exercícios físicos;
-
Niveis baixos de testosterona.
Embora a disfunção eretil se torne mais comum com o envelhecimento dos homens, envelhecer nem sempre causará impotência. Alguns homens permanecem sexualmente funcionais até os 80 anos. A disfunção eretil pode ser um sinal precoce de um problema de saúde mais sério, e encontrar e tratar sua causa é fundamental.
Causas físicas (orgânicas) de Disfunção Eretil:
Ela ocorre quando:
-
Não há fluxo de sangue suficiente para o pênis. Muitos problemas de saúde podem reduzir o fluxo sanguíneo para o pênis, como artérias obstruídas, doenças cardíacas, diabetes e tabagismo;
-
O pênis não consegue reter sangue durante uma ereção. Se o sangue não permanecer no pênis, o homem não conseguirá manter uma ereção. Esse problema pode acontecer em qualquer idade;
-
Os sinais nervosos do cérebro ou da medula espinhal não chegam ao pênis. Certas doenças, lesões ou cirurgias na região pélvica podem prejudicar os nervos do pênis;
-
Diabetes pode causar doença de pequenos vasos ou danos aos nervos do pênis;
-
Tratamentos de câncer perto da pelve podem afetar a funcionalidade do pênis. Cirurgia ou radiação no abdômen inferior ou pelve para tratamento de algum câncer podem causar disfunção erétil. O tratamento do câncer de próstata, colo-retal ou bexiga pode deixar os homens com disfunção erétil;
-
Medicamentos usados para tratar outros problemas de saúde podem afetar negativamente as ereções.
Causas emocionais da Disfunção Eretil
Durante o sexo, a mente e o corpo precisam trabalhar juntos. Problemas emocionais ou no relacionamento podem causar ou agravar a impotência.
O paciente que já passou por uma situação constrangedora de disfunção eretil pode ter sua confiança abalada na hora das relações sexuais. Uma vez que isso ocorre, o medo de “falhar” novamente pode surgir justamente na hora do sexo, causando um estado de nervosismo que irá inibir a ereção. O corpo humano não foi programado para ter uma ereção em situações de tensão e ansiedade, e quando isso ocorre, as artérias que levam o sangue para o pênis ficar ereto podem contrair-se, fazendo o pênis perder a rigidez. Ela funciona como uma bola de neve, pois quando ocorre repetidas vezes, o paciente perde a confiança na hora das relações sexuais.
Este tipo de disfunção é chamada de Disfunção Eretil Psicogênica e pode ter diversas causas como depressão, ansiedade, conflitos no relacionamento, estresse em casa ou no trabalho, conflitos sociais, culturais ou religiosos ou até mesmo preocupação com o desempenho sexual.
A impotência sexual tem tratamento, seja qual for sua causa, e ele deve ser individualizado para cada paciente. O homem não deve sofrer com isso por vergonha ou medo de consultar um especialista. Fale com seu urologista para avaliarem juntos a melhor opção para você.