ENUCLEAÇÃO DA PRÓSTATA
A enucleação da próstata com Holmium Laser (HoLEP – Holmium Laser enucleation of prostate) é um moderno procedimento que tem por objetivo a retirada de todo o adenoma (“miolo da próstata”) causador da obstrução da região central da próstata (Hiperplasia Prostática Benigna), liberando mais espaço para a passagem da urina.
COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO?
Através do canal da uretra é introduzido um equipamento fino e delicado com uma câmera e uma fibra laser em sua extremidade, de forma que não há a necessidade de cortes mesmo em próstatas volumosas.
Com a fibra laser é possível descolar o adenoma prostático da cápsula. O próprio laser tem a capacidade de controle de sangramento dos vasos da cápsula prostática.
Após descolar todo o adenoma, é realizada a morcelação do tecido prostático (fragmentação e aspiração do adenoma) e posterior avaliação pelo patologista.
Por fim, é colocado um cateter vesical para lavagem, por cerca de 24 horas. A grande maioria dos pacientes recebe alta hospitalar em 24 a 36 horas após o procedimento e sem o cateter vesical, porém é possível ficar mais ou até menos tempo internado.
HÁ DIFERENÇAS ENTRE O HOLEP E A CIRURGIA TRADICIONAL?
O método tradicional, chamado de Ressecção Transuretral da Próstata, no qual é realizado uma “raspagem” do tecido prostático, apresenta a dificuldade de retirar totalmente o adenoma prostático em excesso e, por consequência, muitas vezes os sintomas retornam em alguns anos. Já com a Enucleação da próstata (HoLEP) é possível retirar todo o adenoma e assim ter um resultado mais duradouro.
QUAIS AS VANTAGENS DA ENUCLEAÇÃO A LASER?
Quando comparada a técnicas tradicionais, a enucleação da próstata por HoLEP possui muitas vantagens:
-
Melhora mais consistente do fluxo urinário, pois com esta técnica é possível retirar todo o adenoma causador da obstrução;
-
Menor tempo de internação;
-
Menor tempo de uso de sonda vesical de demora;
-
Menor sangramento, devido ao maior controle com o uso do Laser;
-
Menor risco de retorno da doença;
-
Método de escolha para pacientes que utilizam anticoagulantes ou que possuam volumosos cálculos vesicais (o laser de alta potência consegue pulverizar os cálculos em um tempo muito menor e sem necessidade de cortes abdominais);
-
Procedimento sem cortes e totalmente endoscópico, ou seja, uma recuperação mais rápida e com menores complicações de outros procedimentos que necessitam de cortes no abdome e na bexiga.