Postectomia
O que é?
Postectomia ou circuncisão é uma técnica cirúrgica que consiste na remoção do prepúcio (excesso de pele que recobre o pênis), a fim de melhorar sua higiene íntima e o desempenho sexual. Também chamada de cirurgia de fimose, é indicada quando outros tratamentos, como o uso de pomadas, não ajudam no descolamento da pele.
Como é realizado o procedimento?
A postectomia é feita sob anestesia geral ou local e é uma técnica segura e simples, sendo geralmente aconselhada para meninos que estão entre os 07 e os 10 anos de idade, também podendo ser realizada na adolescência, embora a recuperação possa ser mais dolorosa.
A cirurgia é feita por médico urologista quando se trata de um adulto, ou por um cirurgião pediatra quando realizada na infância. Ele remove a pele em excesso na ponta do pênis, facilitando a exposição da glande. Depois da retirada do prepúcio, o cirurgião coloca pontos na área para que haja uma recuperação mais rápida, assim como para evitar futuras infecções.
Benefícios da postectomia
A remoção do excedente de pele que recobre o pênis tem inúmeros benefícios para a saúde, como:
-
Facilitar a higiene íntima, removendo completamente o esmegma (secreção que se acumula entre a pele e a glande).
-
Diminuir o risco de infecções nesta região.
-
Redução do risco de infecções urinárias.
-
Redução no risco de contração de doenças sexualmente transmissíveis como HPV e HIV, todavia, este procedimento não isenta a importância do uso da camisinha em todo contato íntimo.
Como é a recuperação?
A recuperação da postectomia é considerada relativamente rápida, e em um período de aproximadamente 10 dias já não há mais dor ou sangramento, o que pode ocorrer até o 8º dia, sendo resultante de ereções que podem acontecer durante o sono, motivo pelo qual esta cirurgia é recomendada ser feita ainda na infância, por ser uma situação com mais facilidade de ser controlada.
Após o procedimento pode ser recomendada a troca do curativo na manhã seguinte, retirando a gaze com cuidado e lavando a área com água e sabão, com muito cuidado para evitar sangramento. Ao fim, aplica-se a pomada anestésica indicada pelo médico e cobre-se com uma gaze esterilizada, de forma que fique sempre seco. Geralmente, os pontos são retirados no 8º dia.
Para uma recuperação mais rápida, é recomendado:
-
Evitar esforço físico nos primeiros 03 dias, devendo manter repouso.
-
Colocar uma bolsa de gelo no local para diminuir o inchaço ou em caso de dor.
-
Tomar corretamente os analgésicos receitados pelo médico.
-
Não ter relações sexuais durante, no mínimo, 01 mês após a cirurgia.
-
Findando este período de repouso e cuidados, pode-se observar o resultado final da cirurgia, com maior facilidade do homem verificar sua glande.
Possíveis riscos da postectomia
-
Quando realizada em ambiente hospitalar, esta cirurgia oferece poucos riscos para a saúde, sendo bem tolerada e tendo rápida recuperação. Embora seja raro, podem surgir complicações como:
-
Sangramento
-
Infecção
-
Estreitamento do meato uretral
-
Retirada excessiva ou insuficiente do prepúcio e assimetria prepucial, com possível necessidade de uma nova cirurgia
Repercussões sexuais
-
Mesmo sendo um procedimento comumente realizado na população masculina, há alguns relatos na literatura médica de insatisfações por parte de pacientes sobre os resultados da cirurgia do ponto de vista estético, da qualidade da ereção e da ejaculação. Apesar de poucos estudos relatarem esses resultados insatisfatórios, pode-se observar na prática urológica, homens que apresentam queixas de disfunções erétil ou retardo na ejaculação, associados à cirurgia. A maioria dessas queixas podem esta diretamente associadas a condições de origem psicológica e a um incompleto entendimento do paciente sobre o procedimento a ser realizado e suas expectativas.